Análise do livro Release It!: Design e Deploy

Olá pessoal, eis que nesta noite fria de terça-feira, trago a vocês a análise deste ótimo livro que vai ti ajudar a sofrer menos no envio de aplicações para a produção.

O livro de hoje é Release It! Design e Deploy da série Pragmatic Programmers, escrito por Michael T. Nygard, programador e arquiteto de software por mais de 15 anos, conhecido por suas abordagens práticas com relação a arquitetura.

Em Release It! veremos relatos muito palpáveis da experiência de Michael em situações do dia-a-dia, de problemas verdadeiros e comuns, onde o autor descreverá os anti-patterns por trás da falha e os patterns aplicados para a solução.
Acredito que o maior legado que este livro deixa, são os pontos de atenção descritos com relação a arquitetura, com destaque, o fator multiplicador e o fator limite.
O fator multiplicador trata da negligência com relação a recursos, algo como "10 mb de sessão por usuário não é problema" quando a aplicação será responsável por receber 1000 usuários, resultando em 10 gb de sessão. Já o fator limite, fala sobre os custos envolvidos na compra de um recurso completamente novo, exemplo, "um servidor que atinge o seu limite", neste caso, um custo e prazo que seria de uma simples virtualização, se tornam imensamente maiores.

Release It! é um livro de 2007, atualmente com 10 anos de idade, e portanto deve ser lido como tal, o fator limite por exemplo, é muito bem mitigado atualmente com o advento da cloud, raramente temos estes cenários de servidor atingindo o limite, e se ocorrer, o provisionamento é rápido. Isso não faz do livro desatualizado, pois estes problemas ainda existem em alguns cenários.

No geral, o livro trás problemas corriqueiros, que incrivelmente, 10 anos depois, ainda ocorrem com frequência em diversos softwares, e que tornam a vida dos desenvolvedores um inferno no fatídico momento em que um software vai para produção.

Em minha análise, acredito que Release It! é leitura obrigatória para todo desenvolvedor, para nos lembrar de problemas que negligenciamos, e que o ambiente de produção não exita em jogar em nossa cara às 03 da madrugada.

Custando míseros $ 16,50  (dólares) em seu formato digital na Amazon, este livro vale cada centavo devido ao seu conteúdo rico e direto. Uma leitura simples de 326 páginas, mas muito enriquecedora.

Nota adicional, este livro é um dos mais velhos que encontrei falando sobre o pattern Circuit Breaker, não encontrei referência anterior, acredito ser um dos primeiros.

Livro: Release It! Design e Deploy
Autor: Michael T. Nygard
Número de páginas: 326
ISBN-13: 978-0978739218
Editora: Pragmatic Bookshelf; 1 edition (March 30, 2007)

Blog do Michael Nygard: http://www.michaelnygard.com/
Link de uma palestra minha, falando sobre Netflix Hystrix, que implementa o pattern Circuit Breaker descrito neste livro: https://www.slideshare.net/RicardoRodriguesdeFaria/netflix-hystrix-76661449


Ricardo Faria

Ao terminar a quest de ler um livro, nem sempre ganha-se ouro, mas o bônus de xp é sempre aumentado.

0 comentários: