Análise do Livro: Java Web Services - Up and running

Eis que nesta fatídica terça feira, depois de uma longa pausa retorno com as análises, o motivo da grande demora em fazê-las certamente está relacionada a este livro que falaremos hoje, o livro em questão é Java Web Services, UP and Running escrito por Martin Kalin e distribuído pela editora O'Reilly.

A algum tempo atrás comecei a trabalhar com AngularJS todos os dias, o que me motivou a buscar mais informações sobre uma boa construção não só de apis rest, mas de todo tipo de web services Java. Com relação a este assunto, um dos livros mais comentados na Amazon e com menos ressalvas foi o escolhido para esta análise.

O livro que carrega a palavra Java no nome passa a impressão que o tema seria abordado sob a visão do Java, o que a princípio não acontece, antes mesmo de deixar claro que tipo de web services estamos tratando, me vi em meio a vários exemplos de linguagens como C#, Perl, Python, tudo isso com o intuito de mostrar que os serviços não estão ligados a uma plataforma, o meu maior incomodo neste ponto são as várias repetições sobre o assunto ao longo do livro, isso acontece por mais de 5 vezes. Além disso, as várias linguagens podem acabar gerando uma confusão em um leitor menos experiente que adquiri um livro esperando ver códigos em Java e acaba vendo exemplos em uma linguagem que ele não é pro eficiente.

Algo que dou muito valor em qualquer livro é a dinâmica do autor em apresentar os assuntos, coisa que aqui percebe-se que é precária, os assuntos são jogados e misturados sem uma separação clara de seções, em um momento eu estava lendo sobre Jax-RS, logo em seguida o mesmo exemplo foi mostrado com Jax-B e em seguida em Soap, enquanto soap só me seria explicado 2 capítulos a frente. Tudo isso pode causar uma grande confusão para os mais desavisados.

Talvez o único ponto interessante da leitura, sejam os conceitos de segurança e comunicação com servidores, entretanto o assunto é facilmente absorvido em uma pesquisa do Google e representa apenas 10% deste livro.

Como último ponto, como leitor, não consegui perceber a intenção do autor, se era explicar pontos específicos das apis de web services, ou se os conceitos básicos e como fazer de melhor forma. Ambos assuntos se misturam, mas na dose errada, ao final de 360 páginas densas com muitos códigos, não masterizei nem o conhecimento da api de web services Java, nem de web services em geral.

Aliando a falta de fluidez na leitura com o preço de R$ 126,34 (em sua versão física) este é definitivamente um livro que não recomendo.

Livro: Java Web Services : Up and Running
Autor: Martin Kalin
Editora: O'Reilly
Número de páginas: 362
ISBN: 1449365116

Ricardo Faria

Ao terminar a quest de ler um livro, nem sempre ganha-se ouro, mas o bônus de xp é sempre aumentado.

0 comentários: