Análise do livro: O codificador limpo - Robert C. Martin (Uncle Bob)

Olá amigos, eis que nesta linda sexta-feira falaremos de um livro que desfere um tapa na cara do leitor a cada página, o livro em questão é "O codificador limpo" do mito Uncle Bob.

Distribuído no Brasil pela Alta Books e escrito por Robert Cecil Martin. Robert que é carinhosamente apelidado de Uncle Bob, desenvolvedor desde a década de 70, escritor do Manifesto Agile e um dos precursores do movimento Craftsmanship exercendo alta influência neste cenário.

Este livro é um caso especial pois o li traduzido, normalmente evito este tipo de leitura pois as traduções costumam ser feitas sem muita preocupação com os termos técnicos, entretanto acabei me surpreendendo com a qualidade uma vez que não identifiquei nada gritante ou que saísse de contexto. Então eu definitivamente recomendo a versão traduzida.

O plot principal  do livro é a conduta do programador, desde como se portar em uma breve conversa na fila do café até uma reunião importante as vésperas da entrega de um projeto. E ai é que está o "quê" deste livro, ele trata justamente das coisas que programadores não se preocupam, coisas que não aprendemos na faculdade. Este livro é o guia definitivo da conduta de um profissional que escreve códigos.

Além dos cenários já descritos, encontramos dicas de como se portar com os amigos, da responsabilidade com sua carreira profissional, estudos paralelo ao trabalho e até um trecho explicando os ganhos da técnica de pomodoro.

Como disse anteriormente, "este livro desfere um tapa na cara do leitor a cada página", Bob não poupa palavras ao citar nossa falta de profissionalismo e como programadores encaram suas carreiras de uma forma diferente de outras profissões. Um ponto de atenção é que as palavras são duras, sendo assim é preciso encarar de cabeça abertas as críticas.

Não concordei completamente com todos os pontos defendidos por Bob, alguns deles como "Profissionais não fariam algo de baixa qualidade mesmo que seus chefes o obrigassem" são um pouco subversivos, mas cada conselho tem seu valor.

A leitura é muito fluída e por não trazer nenhum assunto técnico, você não terá que reler nenhum parágrafo, além das histórias sobre a carreira de Bob, vemos também histórias de alguns personagens como a programadora, o gerente, o chefe e o cliente. O reconhecimento é automático, talvez por isso, o livro se torne ainda mais interessante, em cada trecho comentado você se verá em algum desses papéis. As vezes do lado com razão, e as vezes do lado cego.

Este livro mostra tantos pontos de vistas que eu recomendo não só para desenvolvedores, mas para todos na área de TI, sem dúvida é uma leitura que agregará um grande valor a sua carreira.

O livro pode ser encontrado por volta de R$ 30,00 em algumas lojas do buscapé http://www.buscape.com.br/o-codificador-limpo-robert-c-martin-8576086476.html#precos, um valor baixo pela qualidade do material, haja visto que o Best Seller de Uncle Bob (Código limpo) custa em média R$ 60,00 reais.

Livro: O codificador limpo
Número de páginas: 244
ISBN: 978-8576086475
Editora: Alta books

Ricardo Faria

Ao terminar a quest de ler um livro, nem sempre ganha-se ouro, mas o bônus de xp é sempre aumentado.

2 comentários:

  1. Acabei de ler os dois primeiros capítulos da versão traduzida e discordo quando você diz " não identifiquei nada gritante ou que saísse de contexto". Existem trechos que na minha opinião, definitivamente precisam ser reescritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stevie, não tinha percebido nada muito destoante do contexto, vou reler os 2 primeiros capítulos e qualquer coisa atualizo a opinião. Obrigado.

      Excluir